10 Passos para criar um Projeto de CLP no CADe_SIMU

Olá amigos, no artigo de hoje vou fazer um rápido tutorial em 10 passos de como você pode montar um sistema de partida de motores utilizando o software CADe SIMU 3.0. Se você ainda não tem ele instalado no seu PC você pode baixar clicando aqui!. Você não precisa se inscrever em nada, pode clicar e fazer o download gratuitamente.

Agora, vamos para a montagem:

Inicie o 1 passo fazendo esta montagem do circuito de potência de uma partida direta:

Abrindo o CADe SIMU, você monta um circuito de potência de uma partida direta, seguindo o exemplo acima, monte o e deixe no canto da folha do projeto.

Inicie o 2 passo fazendo a alimentação do CLP.

Logo, após você vai inserir o CLP conforme imagem acima, e fazer a alimentação do CLP como o exemplo fase neutro 127V, siga os passos e altera o tipo de layout do mesmo.

Após fazer o passo 2 você irá fazer como exemplo acima a alimentação da bobina do contator que no exemplo é de 24vcc, lembre-se que a alimentação das saídas do relé do clp poderá ser quaisquer uma, independente da alimentação do CLP,  em L1 e N.

 

Observando a imagem acima, seu projeto deverá estar dessa forma. Agora você vai colocar as botoeiras, Liga/Desliga e Fechado do Relé Térmico. Dê dois cliques e renomeie conforme o exemplo.

Faça a alimentação da parte de cima dos botões e relé conforme exemplo acima, jampeando da fase de L1. Nas saídas dos botões e relé finalize conforme exemplo, b1 na entrada I1, b0 na entrada I2 e RT na entrada I3.

Faça dessa forma, e o resultado deverá ficar conforme exemplo acima.

Use os contatos positivo e negativo para iniciar a criação da ladder, conforme exemplo acima. Na barra de ferramenta da ladder insira uma saída conforme exemplo acima, e nomeie para Q4.

Depois disso, insira os contatos aberto e fechado da ladder conforme exemplificado acima, e nomeie de acordo com o que foi mostrado. Lembre-se: os nomes na ladder e no físico devem ser iguais para poder simular.

Após montar a ladder, ficará exatamente igual ao modelo acima. Clicando no botão simulador e acionando a entrada do clp pelo b1, na ladder ela ficará em destaque, azul, indicando funcionamento.

 

Veja as entradas do CLP e a saída Q4 em funcionamento após pressionado o botão b1 de liga. No físico e no clp ficará dessa forma no exemplo acima, e o contator do circuito de potência irá fechar acionando o motor elétrico.

Este será o resultado final da criação do circuito de partida direta a partir do CLP. No exemplo incrementamos uma nova saída do clp para acionar uma lâmpada indicadora de motor acionado. Você pode fazer essa alteração, conforme indiquei acima.

Utilizamos um software próprio para CLP e veja que na ladder é o mesmo que no CADe SIMU, somente muda os endereços de entrada do CLP, que nesse software só aceita entradas I:1/0 adiante.

Bom, é isso galera. Espero que tenha gostado do artigo, e vamos por a mão na massa abra seu CADe_ SIMU e experimente montar esse circuito. Qualquer dúvida, comente aqui que terei o prazer em responder. Até mais!