Dimensionando o fio elétrico

Dimensionamento do circuito elétrico

Entende-se por circuito elétrico o conjunto de cargas alimentadas pelos mesmos condutores e protegido pelo mesmo dispositivo de proteção. Esses circuitos deverão ser dimensionados em função da carga que irão suportar e o número de circuitos não devera ser inferior a um circuito para cada 60 m² ou fração em residência ou para cada 50 m² ou fração em lojas e escritórios.


Como a menor bitola de condutor permitida para instalação interiores é de 14 AWG, a capacidade minima dos circuitos é a do condutor 14 AWG que, para uma particular instalação de até três condutores em eletrodutos, temperatura do condutor 60°C e temperatura ambiente 30°C, é de 15A. Na escala milimétrica,a menor bitola permitida é de 1,5mm², que com isolamento de PVC 70°C a uma temperatura ambiente de 30°C, com três condutores por eletroduto conduz 15,5A. Portanto à tensão nominal de 127V, a capacidade minima destes circuitos é de 1800 VA (14 AWG) e 1860 VA (1,5 mm²). Deste modo, os circuitos podem ser classificados em:

Você pode consultar a tabela Awg para mm² clicando aqui!

CIRCUITOS COMUNS DE ILUMINAÇÃO E TOMADAS DE CARGA CONSIDERADA DE 100VA

Estes circuitos são destinados a alimentar a iluminação e as tomadas sem específico com carga considerada de no máximo 100VA. Normalmente, agrupam-se cargas até totalizar 1200VA por circuito com tensão de 127V, admitindo assim uma folga de 600VA.

CIRCUITOS PARA TOMADAS DE CARGA CONSIDERADA DE 600VA

Estes circuitos são destinados a atender as tomadas da cozinha, área de serviço, copa e lavanderia, e deverão ter capacidade nominal de 16A, que não servirá a pontos de luz. Até o numero de três, essas tomadas deversão ser computadas como de 600VA cada. (Em tensões de 110 a 127V).

CIRCUITOS ALIMENTADORES DE CARGAS ÚNICAS

O desenvolvimento tecnológico tem colocado à nossa disposição vários aparelhos eletrodomésticos que substituem a força humana. Esses aparelhos tem por finalidade trazer mais conforto, são normalmente de consumo superior aos anteriormente existentes. Assim, aparelhos com potência maior que 1500VA devem ser alimentados por circuitos únicos (separados) e protegidos convenientemente. Como exemplo podem ser citados alguns aparelhos: chuveiros elétricos, aquecedores elétricos, aparelhos de ar-condicionado, aquecedores de ambiente, máquina de lavar pratos, maquinas de lavar e secar roupa, etc.


Quanto às tensões de cada circuito, dependerá dos valores que se têm á disposição na entrada da instalação, sendo que os circuitos de carga única devem ser ligados entre fases para se evitarem quedas de tensão maiores.

Quanto ao número de fases e valores de tensões, os circuitos podem-se arranjar como se mostra na figura abaixo:

Circuitos elétricos. quanto ao número de fases e valores de tensões


SEÇÕES MÍNIMAS DOS CONDUTORES FASE DOS CIRCUITOS


Existem ainda determinações quanto as seções minímas dos condutores para circuitos de alimentação de aparelhos específicos como:

tomadas de corrente em cozinhas, áreas de serviço, garagens e similares…………………..2,5 mm²

circuitos de iluminação de LED……………………. 1,5 mm²

aquecedores de água em geral…………………. 4,0 mm²

máquina de secar roupa e lavadouras………………….. 4,0 mm²

aparelhos de ar-condicionado……………………. 4,0 mm²

fogões elétricos………………………….. 2,5 mm²

chuveiro elétrico…………………………… 6,0 mm²